Pirarara: De Faxineira dos Rios a Rainha dos Pesqueiros.

Pirarara, vou te falar hoje sobre um dos bagres mais procurados na bacia amazônica, no rio tocantins, rio teles pires e no rio araguaia, um peixe de barbatana dorsal e cauda de cor alaranjada vermelha, a famosa rainha dos pesqueiros.

Este peixe é originário da américa do sul, um peixe totalmente brasileiro, de couro, e de hábitos noturnos. Se alimenta praticamente de tudo que encontra no fundo dos rios, é considerado por muitos ribeirinhos como a faxineira dos rios.

Quando eu digo rainha do pesqueiro e devido ao fato da Pirarara ser um peixe muito famoso nos pesqueiros, é sonho de consumo de muitos pescadores, todos querem ter o gosto de fisgar esse peixe. 

Boa Leitura.

Principais Características.

  • Seu porte físico é robusto de couro e pode chegar a medir até 1,5 de comprimento e pesar até 60Kg.
  • O nome pirarara vem do tupi guarani, pira+ara (peixe arara), a associação a arara é devido a sua coloração alaranjada e avermelhada na cauda.
  • Peixe de hábito noturno, sua atividade e alimentação são mais propícias neste horário.
  • É um peixe onívoro, que se alimenta de pequenas aves, peixes, peixes em decomposição, tracajás, tartarugas, frutas, isso o torna um animal onívoro, que se alimenta de alimentos tanto de origem animal como vegetal.
  • Peixe reofílico, que faz a sua reprodução migratória,  para atingir a sua maturidade sexual ele tem que nadar contra as correntezas.
  • A pirarara é um peixe ovíparo,  de fecundação externa, onde a fêmea coloca os ovos e o macho faz a fecundação, cada fêmea coloca de 250 a 330 mil ovócitos dependendo das condições do ambiente, maturidade e saúde da fêmea.

Como pescar uma pirarara?

Como pescar uma pirarara

A Pirarara é um dos peixes mais procurados para pesca devido a sua força e resistência, é um peixe que briga sujo, tanto nos rios como em pesqueiros.

Se você for pescar um pirarara é obrigatório que se tenha uma traia de pesca muito boa, para segurá-la, principalmente em pesqueiros, onde ela se esconde em locas, quando isso ocorre não consegue tirá-la, o mais viável é cortar a linha.

Iscas e Acessórios de pesca mais utilizados para pesca da pirarara.

  • Em pesqueiros a famosa salsicha, de preferência iscas vivas: tuvira, lambari, piabinha, tilapinha, minhocuçu, ovo cozido, partes de peixe, guelras e cabeças de peixes.
  • Anzol de 9/0 a 12/0.
  • Linhas de 0/70 a 0/100.
  • Varas de 40 libras a 100 libras.
  • Molinetes e Carretilhas de médio a grande porte.

Vou deixar dois vídeos abaixo para você ver como é uma pescaria de pirarara, uma pesca em pesqueiro e outra pesca em rio.

Pesca da Pirara em Pesqueiro

CONHEÇA O PARAÍSO DAS PIRARARAS E OS MELHORES SISTEMAS PARA CAPTURA-LAS!

Créditos do Vídeo: Rota fishing

Pesca da Pirara no Rio Madeira

SEGURE-SE NA CADEIRA, CUIDE DO CORAÇÃO, O QUE VOCÊ VAI VER É DE ARREPIAR!!! Pescaria.

Créditos do Vídeo: Fabio Fregona – BACA

Curiosidades da Pirarara

Conforme informei acima a pirarara na hora da pescaria tem o costume de brigar sujo, uma curiosidade é que ela juntamente com a onça pintada e o jacaré são os maiores ou os únicos predadores da piranha. 

Outra curiosidade é que a pirarara é sensível ao frio, por isso ela não é muito encontrada nas regiões do sul, devido às condições climáticas.

Encontramos muito a pirarara em pesqueiros da região sudeste, pois ela se adaptou muito bem em regiões em que a temperatura diminui ou aumenta gradativamente.

É um peixe muito usado em aquarismo, porém não pode deixá-la com peixes menores do que ela, ou que caiba em sua boca, ela devora praticamente tudo.

Na culinária muitas pessoas dizem não gostar da carne da pirarara, isto ocorre devido ao fato da pirara ter a carne muito gorda, rica em gordura, porém para os ribeirinhos é um peixe de excelente qualidade.

Se você gostou deste artigo, compartilhe.

Se tem alguma dica ou algo a acrescentar sobre este maravilhoso peixe seu comentário é muito bem vindo.

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
Deixe seu comentário