Tilápia: Curiosidades e Características deste Peixe Maravilhoso.
Tilápia é um peixe de água doce, como várias espécies de peixes ciclídeos, com uma carne leve e saborosa, bastante apreciada.
Favorita dos amantes da pesca esportiva, hoje conheceremos mais sobre esse peixe fascinante.
Boa leitura!
Qual a origem deste peixe tao apreciado?
Originária do continente africano, a tilápia, ou Oreochromis niloticus, era comum do rio Nilo e do lago Vitória, sendo os antigos egípcios responsáveis por cultivarem-na através da aquicultura, há 4.000 anos. Em algumas regiões, são colocadas em arrozais, após o plantio, onde atingem o tamanho adequado para o consumo junto ao período de colheita do arroz.
Quais os tipos de Tilápia?
Tilápia é o termo usado para se referir a cerca de 70 espécies e subespécies dos gêneros Oreochromis, Sarotherodon, Petrotilapia e Tilapia. Todos, peixes de água doce e criados, desde tempos antigos, para o consumo humano.
A introdução desse peixe na fauna brasileira começou em 1950, mas foi só no início da década de 90 que começou a ser criada com fins comerciais. Os quatro tipos mais comuns no Brasil, são:
- Tilápia azul: coloração azul acinzentada, com listras escuras na vertical. Tem boa adaptação a ambientes variados, desde que a temperatura e o pH sejam apropriados para a espécie. Com crescimento acelerado, ganha peso com facilidade;
- Tilápia do Moçambique: corpo azul acinzentado mais claro e listras escuras por toda a extensão. Seu crescimento é mediano e se adapta bem em ambientes com salinidade alta;
- Tilápia do Nilo: campeã de criação no Brasil, seu corpo é esverdeado com listras escuras. De tolerância moderada a variação de temperatura no ambiente e salinidade da água. Tem alto potencial de crescimento, gerando uma carne mais tenra e proveitosa;
- Tilápia de Zanzibar: os machos adultos têm o corpo escuro. O crescimento é mediano e toleram bem a salinidade alta da água.
Qual o tipo de tilápia que cresce mais?
Embora as condições do local influenciam o crescimento dos peixes, como a temperatura (entre 25°C e 30°C) e água com pH neutro, outros fatores contribuem para isso. Dois tipos que se destacam pelo potencial de crescimento: a Tilápia do Nilo e a Tilápia Azul.
Como e onde pescar este peixe?
Creditos do Video: Tilápia no Anzol
Se trata de um dos melhores peixes para começar a pesca esportiva, além de ser o mais popular. São encontradas em águas quentes, com correnteza calma e suave, sendo o entardecer o melhor horário. Esses peixes preferem locais com plantas aquáticas e árvores frutíferas próximas. Para atrair um cardume de tilápias, jogue ração no local.
As técnicas mais indicadas para pescar tilápia são:
- Colocar miçanga na boia de arremesso;
- Pesca com ração e pinga;
- Usar o fly para imitar a ração;
- Técnica ultralight, para pescas mais profundas.
Que tipo de Isca usar para pescar?
Escolher uma boa isca é fundamental para ter uma boa pesca. Existe uma variedade de opções. As indicadas são:
- Iscas artificiais;
- Iscas vivas;
- Massa de farinha, mel e ração, milho-verde, ou ração com pinga.
Gostou da tilápia? Então, conheça mais sobre o robalo.