Bagre: Peixe invasor e predador de peixes nativos

Continua após a Publicidade
Anúncio

O bagre é um peixe de água doce que veio da África. Existem diversas espécies de bagres, e eles chamam a atenção pela sua aparência e também por ser um grande predador.

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre essa espécie, acompanhe as informações que trouxemos a seguir:

Qual sua origem e como ele apareceu no Brasil?

Qual a origem do bagre e como ele apareceu no Brasil?

O bagre é uma espécie de peixe carnívora e é bem resistente. Ele chegou ao Brasil por volta dos anos 80, e hoje em dia está distribuído em diferentes regiões, inclusive no continente africano.

Assim que passou a ser introduzido no Brasil, ele trouxe grandes impactos para a fauna, e por isso, é considerado um invasor potencial, além de ser uma espécie exótica.

Ele se adaptou muito bem ao ambiente, se reproduzindo e dispersando, fazendo com que muitas plantas e animais ficassem extintas, além de modificar o habitat. O bagre não possui predadores naturais, por isso, sua espécie se reproduz rapidamente, se alimentando de espécies nativas.

Quais os tipos de bagres existentes no Brasil?

No Brasil, podemos encontrar alguns tipos de bagres que possuem nomes específicos: a piraíba, piramutaba, jau e o panga. Ele pode ser encontrado tanto em águas doces quanto em águas salgadas.

São mais de 2 mil espécies reconhecidas no país, e de acordo com o local em que vivem, possuem nomes diferenciados.

INVASÃO DOS BAGRES AFRICANOS EM RIOS BRASILEIROS!

Créditos do Vídeo: BRASIL JUMBOS

Como o bagre consegue sobreviver fora da água?

O bagre possui um órgão respiratório acessório, e com isso, consegue respirar o ar da atmosfera. Isso faz com que ele sobreviva em águas que possuem nível baixo de oxigênio.

Por conta dessa característica, o bagre também consegue caminhar algumas distâncias em terra, podendo sobreviver nesses ambientes por dias e horas.

Qual a melhor isca para pescar bagre?

Existem muitas iscas que são utilizadas para pescar o bagre, mas esse peixe é atraído facilmente por iscas que tenham cheiros mais característicos, como as naturais. Você pode optar por fígado de frango, peixes menores, minhocas e outros.

Os equipamentos a serem utilizados nessa pesca devem ser mais leves, para que a fisgada seja sentida rapidamente. Uma dica importante é sempre levar uma vara de pesca a mais, pois esse peixe é muito bruto.

Sobre as linhas, o recomendado é usar opções mais grossas e resistentes, evitando possíveis rompimentos durante a pesca do bagre. Escolha anzóis maiores, afinal, essa espécie possui uma boca bem grande, podendo até comer o seu equipamento.

Qual a melhor forma de consumir ou comer o bagre?

Qual a melhor forma de consumir ou comer o bagre?

O consumo do bagre pode ser feito a partir de diferentes preparações, como peixe frito, assado, na brasa e muito mais. Você ainda pode preparar alguns acompanhamentos como saladas para o consumo.

É válido lembrar que o bagre possui veneno, e ao entrar em contato com ele, a pessoa sente dor intensa durante algumas horas, e esse cuidado deve ser levado em consideração durante a pesca.

Depois de entender melhor sobre as características do bagre, onde ele vive e porque é considerado um grande predador, se prepare para capturar essa espécie com garra.

Para saber mais sobre o assunto, acesse o site e confira outros conteúdos relacionados ao tema!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *