Peixe Dourado de água doce, como e onde pescar?

Continua após a Publicidade
Anúncio

Peixe Dourado, para um pescador, existem diversos tipos de peixes que se almejam pescar, seja apenas por esporte ou seja para alimentação. Entre esses tipos, o peixe dourado de água doce é um que muitos pescadores desejam realizar a pesca.

Hoje entenderemos as características desse peixe e diversas informações que podem te ajudar a cumprir o desafio!

Características do peixe dourado

Características do peixe dourado
Dourado atacando piraputanga

Créditos: @bonitomsoficial foto: @jaisonmoralesdossantos

O peixe dourado de água doce ou também conhecido pelos nomes saijé, pirajuba e piraju, é um peixe carnívoro que se alimenta de outros menores. Algumas vezes ele pode se alimentar até mesmo de pequenas aves.

Quando falamos em tamanho, esse peixe pode chegar a pesar 25 quilos, com 1 metro de comprimento, o que faz com que ele também seja conhecido como o rei do rio. Realizar a pesca desse peixe é algo considerado desafiador.

Onde pescar dourado no Brasil?

É preciso estar atento também para os locais que se pode pescar o peixe dourado no país. Nos estados abaixo é possível encontrá-lo:

Onde pescar dourado no Brasil
Dourado fisgado no fly

Créditos: @angling_frontiers

  • São Paulo;
  • Sergipe;
  • Bahia;
  • Alagoas;
  • Goiás;
  • Minas Gerais;
  • Mato Grosso;
  • Mato Grosso do Sul;
  • Rio Grande do Sul;
  • Paraná.

Os locais com a maior concentração estão no Paraná e também no Pantanal.

Qual a melhor maneira de pescar dourado?

Primeiramente, após escolher o local em que se deseja fazer a pesca, é importante ressaltar que se deve ficar próximo das correntezas e distante da margem, já que será onde os peixes dourados se concentram.

Os meses de fevereiro e outubro são mais tendenciosos a aumentar a quantidade desses peixes, já que são períodos onde o dourado aumenta a sua busca por alimentos. Os melhores horários são entre início de manhã e final de tarde.

Qual a melhor maneira de pescar dourado
Dourado

Créditos: @pousada_bigua_turismo

Qual a vara ideal para pesca do Peixe dourado?

Atuar com a vara baixa é completamente ideal, com capacidade de 30 a 40 libras, acompanhada de uma linha com multifilamento que possua 25 ou 40 milímetros. As iscas podem ser naturais, utilizando peixes como lambari, enguia, curimbatá e tuvira, com um anzol tamanho 7/0.

Utilize um molinete ou carretilha com uma ótima capacidade de linha que seja de pelo menos 100 metros, visto que o peixe dourado costuma fugir para se abrigar, saltando, dando puxões e arrancadas como forma de fuga.

As iscas vivas atraem muito mais a atenção do peixe, porém é necessário cuidado no posicionamento da isca no anzol, para que a mesma não fique muito machucada e continue viva por maior tempo.

É crime pescar o Peixe dourado?

No estado do Mato Grosso do Sul, a pesca do peixe dourado segue proibida pela Lei nº 5.321, sendo permitida apenas a pesca esportiva soltando o peixe após o ato, para o consumo de profissionais da pesca e modelos que foram criados em cativeiro.

O estado do Paraná também possui proibição até o ano de 2026, com fiscalização da Polícia Ambiental e Instituto Ambiental do Paraná. É importante conferir constantemente a legislação do local onde se deseja realizar a pesca, já que esse peixe é considerado um tipo que poderia correr risco de extinção.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso blog e veja mais artigos como este!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *