Molinete de pesca, o que é e para que serve?

Continua após a Publicidade
Anúncio

Molinete de pesca, conheça o molinete de pesca e entenda para que serve.

Boa leitura!

Como escolher um bom molinete de pesca?

Como escolher um bom molinete de pesca

Para garantir uma boa pesca, vale investir em equipamentos de boa qualidade. E, claro, levar em consideração, se a pesca será feita no mar, rio ou pesqueiro, o porte e espécie do peixe também podem influenciar.

No momento da compra, dê preferência para produtos que você tem mais facilidade de manusear, mas lembre-se dos seguintes pontos na hora de pesquisar o equipamento: observe o tipo de material que foi feito o molinete, verifique as informações sobre o recolhimento, pensando em durabilidade e custo-benefício. A quantidade e qualidade de rolamentos deve ser bem analisada e também se atente na capacidade de fricção.

Anúncio
Como arremessar com molinete passo-a-passo

Créditos do Vídeo: Tocandira Atividades Mateiras

Quanto custa um molinete?

Se você começou a pescar agora ou busca um molinete de pesca com um preço mais acessível, você consegue encontrar algumas opções a partir de R$ 25,00. É importante analisar o tipo de material, já que eles podem ser encontrados na versão grafite ou alumínio. O corpo do molinete de pesca de alumínio é pesado, já o de grafite é mais leve e resistente em relação à corrosão da água salgada.

Para pescas em praias ou em alto mar, o mais indicado é optar pelo molinete de grafite. Caso a sua preferência seja por peixes de grande porte, a melhor escolha é o molinete de alumínio.

Quais os tipos de molinete de pesca?

Quais os tipos de molinete de pesca

Existem dois tipos de molinetes, mas o que diferencia um do outro é capacidade de arremesso e tração:

O molinete de longo lançamento ou longe cast possui uma bobina mais larga, que ajuda no recolhimento da linha. Geralmente este molinete de pesca, de longo lançamento, é usado em: pescarias onde a correnteza é mais densa, em grandes rios e até mesmo em pescas marítimas.

Anúncio

Já os molinetes de pesca de arremessos rápidos ou short cast são mais indicados para carretilhas de perfil baixo, que facilitam muito no alcance, na velocidade do recolhimento, na capacidade de armazenar a linha, além da facilidade de transportar um equipamento menor e leve.

Quantos rolamentos deve ter um molinete?

O termo em inglês “Ball bearing” significa um molinete com rolamentos. Dependendo da marca e modelo, eles podem ser blindados ou marinizados.

Existem molinetes de pesca com até 10 rolamentos, o que facilita e traz estabilidade no momento da pesca. Mas, dê preferência para aqueles com até 4 rolamentos e que sejam feitos de aço inoxidável, a durabilidade do equipamento, dependendo da manutenção, será maior.

O que é Drag de um molinete?

A expressão Drag, é mais conhecida pelos pescadores como freio, onde é possível saber a capacidade de peso que os molinetes de pesca suportam, antes de soltar a linha e também no momento da tração.

É essencial que o sistema de frenagem seja macio e a Drag seja regulada inicialmente para que assim não haja atrito e ocasione a ruptura da linha durante a fisgada, mesmo se o peso durante a tração ultrapassar a capacidade de resistência estimada.

Posts Similares

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *