Baiacu: Peixe que tem veneno, um dos mais caros do mundo.

Você conhece o peixe baiacu? Trata-se de um dos peixes mais cobiçados pelos pescadores e mais caros do mundo.

Este peixe é muito famoso nos restaurantes caros, por ser uma iguaria muito apreciada e exótica, já que a sua carne não tem espinhas, nem gordura e é muito saborosa. Sabemos que esse peixe é muito venenoso, uma vez que ele não hesita em se defender e incha o corpo quando se sente ameaçado por predadores.

Além do mais, existe grande quantidade de tetrodotoxina, o TTX, substância potencialmente tóxica, no animal. Para se ter uma noção, a substância é capaz de matar até 30 pessoas de uma vez. Não se deixe levar pelo tamanho do animal, até os menores são muito letais.

Neste artigo, vamos descobrir quais são os tipos, onde pescar, como tirar o anzol, informações sobre o fel e quanto pode custar um prato feito com o peixe baiacu.

Boa leitura!

Quais são os tipos de Baiacu?

Quais são os tipos de Baiacu

Existem mais de 100 espécies deste peixe espalhados por todo o mundo. No Brasil, os tipos mais comuns são baiacu-pintado, baiacu-arara, baiacu amazônico, baiacu papagaio e baiacu de espinho.

Eles possuem apenas quatro grandes dentes, sendo dois na parte de cima e dois na parte de baixo. Com isso, podem se alimentar e se defender de pequenos animais marinhos, como moluscos e crustáceos.

Onde pescar no Brasil?

No Brasil, o peixe baiacu é o tipo de peixe que pode ser encontrado tanto em água doce como em água salgada. São encontrados nas áreas próximas à praia, sendo a maioria de água salgada. Já outras espécies habitam a bacia do Araguaia e a Amazônica.

Créditos do vídeo: Pesca Selvagem

Como tirar do Anzol?

O peixe possui dentes fortes e grandes, por isso todo cuidado é necessário ao retirar o peixe do anzol. Não use a mão, prefira ferramentas específicas para isso.

Outro fato é que eles conseguem cortar linhas e anzóis com facilidade, então use materiais mais reforçados.

O que acontece se estourar o fel?

Todo cuidado é pouco quando se trata do peixe baiacu. O fel é o “órgão” que armazena o veneno do animal, é tipo uma bolsa, pequena e de cor escura. Caso estoure, o veneno se espalha por todo corpo do peixe.

Caso aconteça, descarte o peixe, não é aconselhado consumo porque o seu veneno é 1200 vezes mais tóxico do que o cianeto de potássio. O peixe pode ser consumido apenas quando o fel estiver intacto. Por isso, é indicado o seu preparo por pessoas treinadas e qualificadas para evitar acidentes.

Qual o valor do prato do peixe Baiacu?

Qual o valor do prato do peixe Baiacu

Recomenda-se que peixe baiacu seja preparado somente por chefs especializados e que executem todo ritual necessário para evitar envenenamento, devido à alta toxicidade do peixe. No Japão, o prato é muito pedido e apreciado, podendo custar cerca de 300 reais. Já nos Estados Unidos, o prato pode chegar a 350 dólares.

Se você se interessa por pesca, visite os outros textos disponíveis em nosso blog. Além disso, deixe um comentário sobre o assunto do artigo de hoje!

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
4 comentários
  • Responder

    O baiacu é o melhor peixe para moqueca (moqueca capixaba).ok

    • Responder

      Muito bom, obrigado pelo comentário.

  • Responder

    Tem muitos esse peixe onde eu moro como faco pra mim vendee ele

    • Responder

      Olá amigo, procure em sua cidade uma agência do sebrae, se você tem interesse em trabalhar com a venda direta deste peixe eles vão te auxiliar não só como começar seu negócio mas também no que diz respeito a normas e exigências.

Deixe seu comentário