Pirarucu: Um dos maiores peixes de Água Doce do Mundo.

O Pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do mundo, e eles habitam em rios brasileiros. Esse peixe é escamado e possui características que o diferenciam de outros peixes, como, por exemplo, o seu peso, podendo chegar até a 200 kg.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre o Pirarucu, hoje trouxemos algumas informações sobre esse peixe.

Confira!

Onde tem Pirarucu no Brasil?

ASSUSTADOR!!! QUANTO MAIS EU VEJO, MENOS EU ACREDITO… Pescaria. Pirarucu.

Créditos do Vídeo: Fabio Fregona – BACA

O Pirarucu é um peixe com grandes dimensões, e quando chega a sua fase adulta, pode pesar de 100 a 200 quilos, além de medir de 2 a 3 metros. Esse peixe possui dois aparelhos respiratórios: a bexiga natatória modificada e as brânquias. Isso permite que o peixe possa respirar tanto debaixo da água quanto no ar.

Essa espécie vive em rios e lagos afluentes, com águas claras e que têm temperaturas entre 24 a 37 graus. Ele não vive em águas com correntezas muito fortes.

O Pirarucu é encontrado na Bacia Amazônica, na parte setentrional da América do Sul. É um peixe onívoro, que se alimenta de seres vegetais e animais como insetos, frutas, moluscos, peixes, répteis e até anfíbios.

Quanto tempo este peixe fica fora da água?

Como dissemos, uma das maiores curiosidades do Pirarucu é que ele precisa ir até a superfície dos rios e lagos para conseguir respirar. Caso contrário ele pode morrer afogado, pois a sua bexiga natatória modificada funciona da mesma maneira que um pulmão.

Isso faz com que o Pirarucu fique mais vulnerável, afinal, os pescadores ficam esperando ele aparecer na superfície para capturá-lo.

Para suprir as suas necessidades, o peixe sobe até a superfície para suplementar o ar. Normalmente ele sobe a cada 15 minutos, e o intervalo de tempo é de 10 a 20 minutos.

Qual o seu tempo de vida?

O Pirarucu é um peixe que suporta vários tipos de ambientes aquáticos. Por conta disso, ele pode acabar sofrendo com algumas alterações fisiológicas, assim como outros organismos, pela alteração ambiental em seu desenvolvimento, aumentando ou diminuindo as chances de sobreviver.

Mas, de maneira geral, o Pirarucu pode viver por mais de 18 anos.

É permitido pescar Pirarucu?

Qual o tempo de vida de um Pirarucu

Justamente por ser um dos maiores peixes de água doce do Brasil e do mundo, é protegido pelas limitações de pesca desde o ano de 1980, quando sua população ainda estava diminuindo.

Hoje em dia, no Amazonas, por exemplo, o Pirarucu só pode ser capturado dentro dos sistemas de manejo. Essa é uma das maneiras de fazer a pesca controlada, dentro de reservas ambientais.

A pesca fora das áreas de proteção ambiental, assim como as vendas do Pirarucu que não sejam de manejo autorizado são consideradas ilegais.

Qual é a melhor isca para Pirarucu?

Para que o Pirarucu seja atraído pela isca, é necessário investir em iscas naturais, afinal, ele é um peixe carnívoro e onívoro.

Você pode optar por algumas opções de peixes como lambari, tilápia, traíra, moluscos, insetos, salsicha, crustáceos e frutas.

Depois de conhecer mais sobre essa espécie incrível de peixe, acesse o site e leia outros conteúdos do blog relacionados ao assunto!

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
Deixe seu comentário