Peixe Pacu: Características e hábitos deste ícone Matogrossense

Continua após a Publicidade
Anúncio

O peixe Pacu é natural dos rios Paraná e Paraguai, sendo um dos peixes mais conhecidos na região Matogrossense.

A sua carne é de extrema qualidade, o que fez com que ele fosse introduzido em outras regiões do nosso país. Pode ser encontrado em florestas inundadas, águas continentais e outras, para te alimentar de sementes e de nozes.

Para que você possa conhecer melhor sobre essa espécie de peixe, hoje trouxemos algumas das principais características do pacu. Acompanhe a seguir!

Qual a origem do peixe pacu?

Como dissemos, o Pacu é um peixe de origem do rio Paraguai, Paraná e Uruguai. Ele pode ser facilmente encontrado no pantanal Matogrossense, na Bacia da Prata e também nos rios da Amazônia.

Anúncio

O que o pacu gosta de comer?

O que o pacu gosta de comer
Pacu

O pacu possui dentes bem grandes, e por isso, ele costuma se alimentar de comidas que os peixes normalmente não comem. O pacu gosta de comer nozes, frutas que tenham casca, sementes que caem das árvores e vegetais.

Os peixes dessa espécie que vivem em aquários normalmente são alimentados com maçã, alface, pêssego, banana, cenoura, repolho, abóbora e outros vegetais.

Mesmo que o pacu seja considerado onívoro, ainda assim ele pode se alimentar de peixes menores, em algumas ocasiões. Por conta dessa dieta variada, o pacu consegue se alimentar de quase todos os alimentos, e isso é traduzido a partir do seu tamanho e peso.

Dependendo da época do ano, é comum que os hábitos de alimentação do pacu sejam alterados, podendo comer sementes, folhas, algas e frutos, por exemplo.

Qual o tempo de vida deste do peixe pacu?

O pacu é um peixe que possui um tempo de vida estimado de 10 anos. Ele possui escamas bem pequenas, de cor cinza com amarelo, e essas cores podem variar de acordo com o local em que ele vive.

Anúncio

Seu corpo é em formato e disco, possui de 6 a 70 espinhos na quilha ventral. Sua carne é muito saborosa, e tem sido cada vez mais utilizada junto com o Tambaqui. Ele pode chegar até aos 70 cm e pesar 20 kg.

Qual a diferença entre pacu e tambaqui?

Tanto o pacu quanto o tambaqui são da família Characidae. Essas espécies são nativas e estudadas no Brasil.

Eles vivem principalmente em águas dos rios tropicais, quando o pacu é encontrado na Bacia do Prata e o tambaqui na Bacia do Rio Amazonas.

Dentre as principais diferenças podemos destacar a coloração, o corpo dos peixes e também o tamanho, afinal, o tambaqui costuma ser maior que o pacu.

Lenda da cabeça do pacu

Existem muitas lendas culturais que podem ser observadas na região Mato Grossense, como a lenda da cabeça do pacu.

Caso você esteja de passagem por Mato Grosso, conforme a lenda, ao comer a cabeça do pacu você nunca mais vai sair de lá. Além disso, caso o viajante seja solteiro, ele não vai demorar a se casar com uma moça de Mato Grosso.

Depois de conhecer um pouco mais sobre as características e hábitos do Pacu, acesse o site e confira outros textos publicados sobre esse e outros assuntos!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *