Peixe Traíra: Um dos peixes mais populares do Brasil.

Continua após a Publicidade
Anúncio

O Peixe traira também conhecido como trairão ou lobó é um dos peixes mais populares do Brasil, podendo ser encontrado em rios, lagoas, açudes e pequenos lagos.

O nome científico da traíra é (Hoplias ssp) da família dos Erythrinidae, uma espécie carnívora e predadora muito conhecida pela sua agressividade.

A traíra possui dentes afiados, por ser um predador muito agressivo não vemos este peixe em pesqueiros ou tanques, sua presença em um tanque não permitiria a criação de alevinos.

Pode comer o peixe Traíra?

A traíra é um peixe de escamas e possui muitos espinhos, mesmo assim tem uma carne saborosa e é muito apreciada na culinária.

Anúncio

Não está no grupo dos peixes famosos, ou mais procurados por pescadores, mas possui muita agilidade, consegue nadar grandes distâncias e é um grande predador.

A traíra assim como o Tucunaré são peixes predadores e carnívoros que se alimentam de peixes menores, isto os torna uma grande ameaça aos alevinos.

Porque se encontra vermes na Traíra?

É muito comum ao pescar uma traíra encontrá-la com vermes, geralmente eles ficam no olho do peixe, o que não está restrito somente a traíra.

Peixes como tucunarés, corvinas, caras, jacundás, matrinxãs, todos de água doce podem chegar a ter vermes, como todos os seres vivos na natureza também estão sujeitos a serem afetados ou contaminados por parasitas.

Recomenda-se não comer peixes crus ou mau cozidos, e muito importante se prevenir ao comer peixes pescados em rios, lagos ou lagoas.

Anúncio

Comer peixes com vermes pode ocasionar uma doença chamada (difilobotríase), pode causar dores abdominais, diarreia e vômitos.

Como pescar a Traíra?

A Traíra é um peixe muito comum na Amazônia, mas como informei anteriormente ela está presente praticamente em todas as regiões do Brasil.

O primeiro ponto a observar quando for pescar uma traíra é o local, traíras não ficam no meio de um rio ou lagoa, elas procuram sempre as beiradas, locais com muita vegetação.

Beiradas de rios com galhos e plantas é um local seguro para que ela se abrigue, além de ser o local preferido dos alevinos que faz parte de sua alimentação.

A traíra é um peixe muito voraz, por este motivo é muito fácil fisgar uma traíra, se você estiver com a isca correta e no lugar certo não terá dificuldades para pescá-la.

Qual isca utilizar para pescar traíra?

Peixe Traíra
Peixe Traíra

Isca Artificial

O Lambari articulado é muito utilizado na pesca da traíra, o sapinho anti-enrosco, iscas de superfície como a popper, iscas com hélice e por último as iscas conhecidas como zara.

Todas estas iscas artificiais podem ser encontradas para compra em lojas como Mercado Livre, Amazon, e casas de pescas locais.

Isca Natural

Por se tratar de um predador as iscas vivas atraem bastante a traíra, umas das mais utilizadas são os lambaris, uma isca que é facilmente encontrada para comprar em casas de pesca.

Pescadores também utilizam a , uma espécie que é facilmente encontrada em beiradas de rios, lagos e lagoas.

A tuvira também é muito utilizada como isca viva na pesca da traíra, em algumas regiões do país se encontra com facilidade. 

Do mesmo modo também são utilizados, filés de peixe, pedaços de peixes e miúdos de frango, este tipo de isca mesmo que não seja viva também chama muito a atenção da traíra.

Qual o melhor horário para pescar traíra?

As traíras são peixes que saem para caçar de manhã bem cedo antes do sol sair e de tarde quando o sol começa se por, desta forma estes são os horários mais propícios à pesca da traíra.

No inverno também não é muito provável a pesca da traíra, elas ficam menos ativas, procurando o fundo do rio ou lago em que a temperatura da água está mais alta.

Qual a diferença entre traíra e trairão?

Qual a diferença entre traíra e trairão?
Trairão

Apesar de serem peixes da mesma família existem algumas diferenças entre a traíra e o trairão.

O trairão é mais encontrado em rios da bacia amazônica, é um peixe bem maior do que a traíra, e pode chegar a pesar até 10Kg.

Uma outra forma de diferenciar os dois é através da língua, a língua do trairão é lisa, enquanto a da traíra é áspera.

Como pescar o Trairão?

Os hábitos alimentares da traíra e do trairão são bem parecidos, portanto a forma de capturar ou pescar é praticamente igual, tendo que se atentar a alguns detalhes. 

O material utilizado para pesca deve ser mais robusto, recomenda-se o uso de empates de aço flexível de 10 a 12 libras como também o uso de anzóis maiores de 4/0 e 5/0 para facilitar a fisgada.

Este peixe tem uma audição aguçada como também consegue enxergar muito bem a sua volta o que o torna um peixe muito sensível.

Para pescá-lo recomenda-se fazer pouco barulho e andar com cuidado em meio a vegetação para não espantá-lo.

No inverno e em períodos de frio este peixe fica praticamente adormecido nos fundos dos rios, dias ensolarados e de calor são mais propícios para sua captura.

Se gostou deste artigo, compartilhe.

Seu comentário também é muito importante para nós, se tem alguma dúvida ou algo a acrescentar não exite em comentar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *