Tubarão-branco: o assassino dos mares

Tubarão-branco, uma das espécies de peixes mais conhecidas e temidas do planeta, de modo que neste artigo iremos desvendar vários mistérios ao seu respeito.

Não podemos negar que o tubarao-branco se trata de um predador implacável,  a mordida de um tubarão branco pode causar danos fatais e irreparáveis em seres humanos.

A mordida deste peixe em fase adulta é estimada em 18.000 Newtons, o equivalente a 1.800 Kg, o que o torna um dos animais com a mordida mais forte do planeta.

Existe Tubarao-branco no Brasil, onde é comum encontrá-lo?

Podemos dizer que é possível encontrar tubarões-brancos em águas brasileiras, mas isto é bem raro de acontecer.

Há relatos que já se avistaram tubarões dessa espécie ao sul do Brasil, em águas próximas às ilhas de São Paulo e Vitória.

Todavia  a maior concentração de tubarões dessa espécie são em regiões como África do Sul, Austrália e Califórnia.

Porque o Tubarão Branco ataca?

Tubarão-branco

O tubarao-branco é um predador nato, notícias de ataques de tubarões a seres humanos são muito raras e quando acontecem na maioria das vezes são por engano.

Esta espécie de peixe pode se tornar muito agressiva quando se sente ameaçada ou provocada, quando um ser humano tocar ou nadar muito próximo a um tubarão, sua resposta pode ser muito agressiva.

Em uma praia de agua salgada pode acontecer de um tubarão confundir uma pessoa com sua presa natural, que na maioria das vezes são focas, leões marinhos e outros peixes maiores.

Qual foi o maior tubarão branco já registrado?

Conforme informação do site da National Oceanic and Atmospheric Administration, uma agência governamental dos Estados Unidos Noaa Fisheries o maior tubarao-branco encontrado foi na Austrália Ocidental.

A captura desta espécie ocorreu no ano de 1988 em águas muito próximas a Ledge Point, na Austrália, o peixe era uma fêmea e media 6,1 mts de comprimento.

Com relação a peixes desta mesma espécie com o mesmo tamanho ou maiores não tivemos mais relatos.

Qual o nome do filme que ficou famoso com o tubarao-branco?

Um clássico de 1975 dirigido por Steven Spielberg baseado no livro homônimo de Peter Benchley tornou o tubarao-branco muito famoso.

O nome do filme foi Tubarão, e conta a história  de um tubarão branco gigante que aterrorizava uma pequena cidade litorânea dos Estados Unidos.

Este Filme se tornou um grande sucesso de bilheteria, no entanto é importante lembrar que o filme se trata de uma ficção e que a imagem que fizeram do tubarao-branco como um predador implacável e um exagero.

Habitat do tubarao-branco

Esta espécie de tubarão preferem águas com temperaturas entre 12ºC e 24ºC, o que explica sua procura por águas mais quentes.

Os tubarões brancos são considerados animais pelágicos, isso significa que passam a maior parte do tempo em águas profundas, todavia podem ser encontrados na costa e em áreas de águas rasas.

Eles são migratórios e costumam percorrer grandes distâncias, milhares de quilômetros ao longo do ano.

Se gostou deste artigo compartilhe, se ficou com alguma dúvida ou tem algo a nos contar de sua experiência seu comentário é muito bem vindo.

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
Deixe seu comentário