Tucunaré Açu Monstro dos Rios

Para os amantes da pesca esportiva, o Tucunaré Açu é uma das opções mais buscadas. Assim sendo, esse peixe conta com algumas particularidades, o que atrai ainda mais pescadores.

Esse é, inclusive, um dos mais cobiçados entre os peixes esportivos de todo o Brasil. Dessa forma, entender mais sobre onde encontrá-lo, o seu valor e demais características é fundamental para que os pescadores estejam preparados para a pesca.

Conhecido por seu tamanho, que pode chegar a quase um metro de comprimento, uma das características mais marcantes desse peixe são as suas listras laterais, que acabam ficando em maior evidência durante a reprodução. Além disso, esse predador chama atenção por sua violência durante o ataque.

Tem curiosidade e quer saber tudo sobre o Tucunaré Açu? Neste artigo, explicamos quais os melhores locais para encontrar, assim como os tamanhos e valores desse peixe esportivo. Acompanhe tudo a seguir!

Onde tem Tucunaré Açu?

Um dos pontos muito importantes para quem está planejando pescar esse peixe é saber o melhor período para isso. Os peixes azuis são encontrados em maior abundância em represas hidrelétricas e em lagos mais para o centro do Brasil.

No entanto, um dos mais cobiçados são os Tucunaré Açu Amazônicos, famosos por seus longos tamanhos e, principalmente, por sua grande força. Alguns dos melhores locais para encontrar esse peixe esportivo são:

Alto Rio Negro: uma das opções mais conhecidas e visitas para a pesca dessa espécie;

Lago do Peixe Angelical: voltado para os Tucunaré Azul, que podem chegar até os 60 cm;

Rio Guaporé (no curso do Amazonas): é uma boa opção para encontrar o Tucunaré Açu Pitanga, sendo recomendado visitar durante os períodos de secas;

Amazônia colombiana: conhecido pelos peixes gigantes.

Qual o tamanho máximo do Tucunaré Açu?

Tucunaré Açu

Esses peixes variam muito de tamanho. Vale destacar que o Tucunaré Açu é a espécie maior entre todos os tucunarés. A tendência é de que eles cheguem a ter um comprimento próximo a 70/80 centímetros.

Qual o maior Tucunaré já pego?

Até agora, o maior Tucunaré Açu que já foi registrado de forma oficial tinha 13 kg. O peixe, que media 94 centímetros, foi fisgado em 2010. O responsável por encontrá-lo foi o pescador esportivo Andrea Zaccherini, de Cravinhos, cidade da região de Ribeirão Preto.

Esse peixe foi pego em Santa Izabel do Rio Negro, localizado no Amazonas. O feito foi tão marcante que recebeu uma certificação da Associação Internacional de Pesca Esportiva (IGFA).

Qual o valor do Tucunaré?

O valor de venda do Tucunaré depende muito da região em que você quiser realizar, assim como o período do ano (a temporada de pesca). Dessa forma, o valor do kilo do Tucunaré varia, podendo custar de R$17 até R$35.

O que levar para pescar tucunaré?

O principal item que você precisa pensar para realizar a pesca do tucunaré são as iscas. Como são peixes de água doce, eles têm o costume de comer outros peixes menores ou até mesmo crustáceos, como lambaris ou camarões.

Dessa maneira, separar uma boa isca é imprescindível para que você tenha sucesso. Uma ótima recomendação é utilizar um lambari pequeno como isca viva, pois, por serem bem agressivos, o Tucunaré não resiste a essa espécie.

Assim como, escolher um bom meio de locomoção é fundamental. Afinal, isso ajuda a não espantar os peixes. Quer saber como escolher um bom caiaque/barco? Entre no nosso site e acompanhe todos os conteúdos do blog!

Siga-nos nas redes sociais!

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
5 comentários
  • Responder

    Boa tarde amigos? Em setembro de 2018, no açude que conhecido como Riachão no Ceará,eu Francisco Albino, fisguei um tucunaré o seu peso chegou 2,350,KLS, fisguei com uma piaba, e conhecida como lambari, não estava pescando tucunaré,estava pescando Piau com isca de massa, fisguei a piaba, ajeitei direito no anzol, quando arremessei,foi na hora que talvez tucunaré estava pó perto,e ele deu o seu bote,,e fisguei,o anzol era pequeno,N 8 vara telescópio,aproximadamente 4, metros, pé no chão,foi pura sorte,avia outras pessoas pescando com molinete,eles falaram observando eu brigando com o peixe,,o tempo com peixe 🐟 na água foi de 20 há 30 minutos,estava preocupado se a vara quebrasse, muito deles tiraram fotos,, não soultei, dentro do forno não coube,,KKK,foi a última pesca, até hoje, obrigado a todos.

    • Responder

      Que top meu amigo, Obrigado pelo comentário amigo.🤝

  • Responder

    Peguei um no açude ” Coremas” na cidade do mesmo nome, localizada no sertão da Paraiba. Estava embarcado numa canoa e na companhia do meu filho e de dois sobrinhos. Eram todos crianças, na faixa dos 12 anos. O bruto pesou 4,5 kg e mediu 63 cm. Ainda hoje me tremo quando lembro do ocorrido. Usava um molinete pequeno e uma linha mono 0,25. Tive que pedir ajuda de um irmão que pescava próximo, embarcado num caiaque, para tirar o monstro da água.
    Bela lembrança.

    • Responder

      Que top meu amigo! Meus Parabéns.Quem pescar este peixe, é como se ganhasse um troféu.

    • Responder

      Na Açude de coremas na Paraíba tem mesmo tucunaré açu meu amigo??

Deixe seu comentário