Peixe Pintado: Descubra porque ele é considerado o Rei dos Rios

Peixe Pintado: Neste vou te explicar porque este peixe exotico de água doce é considerado o Rei dos Rios.

O Pintado é um peixe muito procurado para pesca, como também é muito apreciado pela culinária.

Na pesca esportiva é um peixe altamente valorizado por sua força, resistência e habilidade em escapar das linhas dos pescadores.

Todavia devido ao fato de sua carne ser suculenta e saborosa é apreciada por muitos como um deleite culinário.

Seu nome científico é Pseudoplatystoma corruscan, pertence à família dos Pimelodidae e geralmente é encontrado em rios da América do Sul, como os rios Amazonas, Paraná e Paraguai.

Boa Leitura!

Onde podemos encontrar o peixe pintado no Brasil?

O Pintado é um peixe de água doce e pode ser encontrado em rios e lagos de diversos estados brasileiros.

Especialmente na região centro-oeste e norte do país onde estão os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre e Maranhão.

Todavia o peixe pintado também é encontrado na bacia do São Francisco e bacia do Prata no Brasil, além de Uruguai, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia.

Principais Características do Pintado

O peixe pintado é um peixe de couro, possui hábito noturno e uma coloração acinzentada além de pintas pretas por todo o corpo.

Sua cabeça é grande, poderosa e achatada, pode ser facilmente reconhecido por suas pintas pretas e douradas em todo o corpo.

Alimentação: 

Por se tratar de um predador voraz sua alimentação consiste em outros peixes, como pacus, matrinxãs e curimbatás, mas também pode se alimentar de crustáceos e moluscos.

Reprodução:

Esta espécie atinge sua maturidade sexual por volta dos 4 e 5 anos de idade.

O período de reprodução ocorre durante a estação chuvosa, momento em que as fêmeas liberam seus ovos na água de modo que os machos também liberam seu esperma fertilizando assim os ovos.

Os pintados são uma espécie de peixe que fazem sua desova livre, eles não constroem ninhos, de modo que que não cuidam de seus filhotes.

Qual o maior Pintado ja pescado no Brasil?

O peixe pintado é um dos maiores peixes de água doce da América do Sul, podendo chegar a um metro de comprimento e pesar mais de 50 kg.

Segundo a reportagem do site G1 no dia 07/03/2022 o empresário Roberto Eloy Galego de 39 anos pescou o maior pintado já encontrado no Brasil.

 peixe pintado é um dos maiores peixes de água doce da América do Sul

Conforme informações do site o peixe possuía 1,83 mts e mais de 75 Kg, este peixe foi capturado no rio Dourados em Mato Grosso do Sul.

Após tirar fotos o animal foi devolvido ao rio, conforme relatos passados pelo pescador todos que estavam a volta ficaram impressionados, pois nunca tinha visto um peixe tão Grande.  

Se ficou com alguma dúvida ou tem algo para acrescentar neste artigo, deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.

Se você assim como eu adora comer peixes, segue abaixo um artigo com três receitas deliciosas para você fazer no conforto de sua casa com o peixe pintado.

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
Deixe seu comentário