Robalo, como e onde pescar este peixe maravilhoso?
Robalo, considerados por muitos pescadores como “o rei dos mares”, o Robalo é um tipo de peixe que se destaca no mundo da pesca. Tendo uma medida padrão de cerca de 55 centímetros, alguns deles podem atingir até um metro de comprimento, com peso médio de 12 quilos.
Trata-se de um peixe que é bastante conhecido, além do seu tamanho, pela presença de escamas pelo seu corpo alongado. Sua cor mescla detalhes esverdeados, acinzentados e branco. Bastante apreciado entre os pescadores e também na culinária, o Robalo tem um alto valor comercial.
Qual o melhor lugar para pescar Robalo?
Estamos falando de uma espécie de peixe de água salgada, que pode ser encontrado em águas salgadas, costeiras, em rios, canais e manguezais. Normalmente, são encontrados bem próximos a pedras, paus, galhos e outras estruturas do tipo, por estarem procurando por seus alimentos.
Créditos do Vídeo: Uderlan Moraes
Onde se pesca Robalo no Brasil?
Especificamente no Brasil, ele está presente em grande parte do vasto litoral do país. Inclusive, na região costeira nordeste, os Robalos, normalmente, apresentam portes maiores, se comparados com os pescados em outras regiões do Brasil.
Qual a melhor época para pescar?
Os meses mais indicados para a pesca do Robalo são novembro e dezembro. No entanto, é preciso observar a marés. De maneira geral, quando há a movimentação da maré, independentemente se seja na vazante ou na enchente, a pesca do Robalo gera mais sucesso. Isso porque nessas ocasiões, o fundo do mar se movimenta mais intensamente.
Nesse contexto, analisar as fases da lua é essencial, visto que elas estão diretamente relacionadas com as marés. Outro ponto de grande importância para se levar em consideração é o horário da pesca. No período da manhã, normalmente é mais propício para a pesca do Robalo.
Como pescar na praia?
A preparação para ter uma boa pesca de Robalos vai muito mais além do que encontrar um lugar ideal. Outras precauções também são de grande importância, como o preparo da linha, por exemplo, que deve ser diferenciado. Ela deve ser de 0,40 mm, além da utilização de chumbo embaixo, girador e anzol wide gap.
Todo o preparo envolve diversos fatores, como a possibilidade que a isca natural permaneça viva por mais tempo, se tornando bem mais atrativa para o peixe e, em consequência, gerando mais satisfação na pesca. Ademais, outros cuidados são necessários, tais como a técnica de arremesso, que não pode acontecer de forma muito intensa para que a isca não se solte, entre outros.
Qual a melhor isca natural para pescar Robalo?
Além das iscas artificiais, há as naturais, que são bastante utilizadas na pesca desses peixes. Dentre as iscas naturais, podemos citar manjuba, camarão vivo, lambari, piaba, mamarreis, barrigudinho e corrupto vivo.
Por vezes, o Robalo pode ser um tanto seletivo na hora de escolher as presas. Sendo assim, para garantir a pesca e fisgar os Robalos, é indicado que se leve na pescaria mais de um tipo e tamanho de isca, para que assim, possa utilizar várias delas para fisgá-los.