Tucunaré-pinima, bruto de mais.

Tucunaré-pinima: Esta espécie de Tucunaré também é um dos principais alvos da pesca esportiva devido ao fato deste peixe ter uma forte capacidade de luta.

Ele pode atingir cerca de 60 cm de comprimento e seu peso pode variar de 2 a 3 Kg, é considerado como umas das espécies menores de tucunaré.

O Tucunaré-pinima e um peixe muito bonito e colorido, suas cores pode variar de acordo com a região em que ele vive, apresenta corpo esverdeado, amarelo ou marrom, com manchas em forma de losango ou ovais de cor clara, que podem variar de amarelo a branco.

A nadadeira dorsal e a caudal do tucunaré-pinima apresentam uma tonalidade amarelada ou alaranjada, com manchas pretas ou marrons. 

Já as nadadeiras ventrais apresentam uma tonalidade amarelada ou vermelha. 

A linha lateral é bem marcada e apresenta uma tonalidade mais clara ou escura, de acordo com a região em que é encontrado.

Principais Características do Tucunaré-pinima (Cichla pinima)

Habitat do Tucunaré-pinima: 

Este peixe é encontrado em rios com águas claras e com baixa correnteza de modo que também em lagos e represas.

Alimentação: 

Da mesma forma que outros peixes da mesma espécie, o Tucunaré-pinima se alimenta de pequenos peixes, como lambari, matrinxã, do mesmo modo de crustáceos e insetos.

Reprodução: 

Esta espécie se reproduz durante a estação chuvosa, entre os meses de dezembro e março.

Neste período a fêmea e o macho constroem um ninho onde os ovos são depositados e fertilizados.

Região: 

O Tucunaré-pinima (Cichla pinima) é uma espécie de tucunaré encontrada principalmente na bacia amazônica, incluindo rios como o Rio Negro e seus afluentes. 

Também pode ser encontrado em outros rios da América do Sul, como o rio Orinoco na Venezuela e o rio Essequibo na Guiana.

Conclusão:

Tucunaré-pinima

Como podemos ver, o Tucunaré-pinima é um peixe fascinante e muito procurado pelos pescadores esportivos. 

Sua resistência e agilidade na hora da pesca o tornam um dos principais desafios para quem busca emoção e diversão nas águas da Amazônia. 

Além disso, suas cores vibrantes e seu padrão de manchas características tornam-no um peixe muito bonito e atraente. 

Com as informações apresentadas neste artigo, esperamos ter contribuído para que você possa conhecer melhor essa espécie de tucunaré e apreciar ainda mais a pesca esportiva.

Se você gostou de conhecer o Tucunaré-pinima e quer saber mais sobre outras espécies de tucunaré, não deixe de conferir nosso próximo artigo sobre o Tucunaré-açu (Cichla temensis), uma das maiores e mais cobiçadas espécies de tucunaré. 

Aprenda tudo sobre essa espécie incrível e descubra novos desafios na pesca esportiva!

Profissional do Marketing, Blogueiro, apaixonado por Pesca Esportiva e Caiaque. Aqui conto um pouco de minha experiências, curiosidades, dicas e Reviews de Caiaques.
Deixe seu comentário